quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Arroz de Peixe

Já vejo a luz ao fundo do túnel!
Conto os dias, as horas, os minutos, os segundos... Falta pouco!
O entusiasmo cresce e com ele a disposição, a alegria e a energia - só decresce a concentração!
Consigo vê-las, senti-las, cheirá-las... ouvi-las!!
Estou aqui, embora na verdade já esteja lá, pois por lá já passeia a minha mente, a minha imaginação, o meu subconsciente...
Ai, o que eu anseio pelas minhas tão desejadas férias!!!

Ingredientes (2 a 4 pessoas):
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
1 cubo de caldo de marisco (opcional)
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de chá de massa de pimentão
1 cenoura
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
2 tomates maduros
1 redfish, sem a cabeça (compra-se assim congelado) - ou outro peixe à escolha
200gr de miolo de camarão
1 ramo de coentros
sal q.b.
1 colher de café de piri-piri em pó ou uma malagueta seca pequenina (opcional)
vinho branco q.b.
1 medida de arroz carolino (para 4 medidas de água)


Leve o peixe a cozer num tacho com água e sal. Quando estiver cozido, retire, limpe-o de peles e espinhas e reserve.
Reserve também a água da cozedura.
Entretanto, num tacho largo aqueça um fio de azeite e refogue a cebola e o alho devidamente descascados e picados. Junte a folha de louro, os talos dos coentros picados e quando a cebola começar a ficar translúcida, junte a polpa de tomate, o tomate maduro em gomos, a cenoura descascada e cortada em triângulos, os pimentos em cubos e o cubo de caldo. Refresque com um pouquinho de vinho branco e deixe ferver dois minutos.
Junte os camarões, a massa de pimentão e o piri-piri e cozinhe mais um minuto.
Acrescente então a água de cozer o peixe, previamente coada, retifique o sal e quando levantar fervura junte o arroz. Devem juntar-se 4 medidas de água para 1 de arroz, para que este fique malandrinho.
Quando o arroz estiver quase cozido, incorpore o peixe.
Por fim, polvilhe com as folhas dos coentros picadas e sirva de imediato.

Bom Apetite!:)

37 comentários:

  1. Imagino a ansiedade em que estás Alice, pois quando as férias se aproximam, parece que os dias passam mais devagar...
    Que arroz magnífico e tão malandrinho. Até me fez crescer água na boca.
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Um arroz bem colorido. Adoro arroz de peixe, é super versátil e pertence à categoria de comida que prefiro: one-pot-meal :D

    ResponderEliminar
  3. Ai amiga esse arrozinho pôs-me a salivar. Ficou cá com um aspecto!!!
    Delicioso!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá

    Adoro este arroz é delicioso este ficou perfeito :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Minhas querida amiga,
    com certeza dias melhores virão, e as luzes
    vão brilhando e abrindo os caminhos, bom demais!
    E bom demais é este arroz rico e saboroso que está
    irresistível!

    Beijinhos, fica com as bençãos de Deus!

    ResponderEliminar
  6. O teu arroz ficou mesmo apetitoso!
    Espero que as tuas férias cheguem rápido e que sejam aproveitadas da melhor maneira possível.

    ResponderEliminar
  7. Olá Alice :)
    Que maravilha de arroz. Já almocei, mas ao olhar para este arroz ainda ía uma garfadinha :))
    Está mesmo suculento.
    O desejo de uma chegada rápida de férias :))
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Olá, Alice!1

    Huuummm!!Que arroz delicioso!1Gosto muito de peixe e receitas com ele só podem ser saborosas!!Sinto até o cheirinho fumegante da panela rsrsrs!! Aguente firme, Alice, as férias estão a caminho e você logo, logo, estará desfrutando-as!!Bjs, Dy.

    ResponderEliminar
  9. Que arroz maravilhosoooooooo, amei.
    Tomara que chegue logo suas férias.
    Beijinhos,
    Ana Claudia

    ResponderEliminar
  10. Que rico arroz, bela imagem!!! Faço várias vezes arroz de peixe, sobretudo no Inverno, adoro!
    Beijinhos,
    Madalena
    (estremecendo levemente de inveja com as férias, também quero!!!)

    ResponderEliminar
  11. Está com um aspecto mesmo delicioso, este arroz de peixe! Sou fã deste prato....

    E as férias já aí estão mesmo à espreita :)

    ResponderEliminar
  12. Alice como a entendo! Sempre que aproximava-se as minhas férias, eu contava no calendário ansiosamente pela chegada delas, pena que depois que elas vinham, o tempo passava mais rápido do que quando eu as esperava rsrs. Mas espere, logo vc estará aproveitando suas tão esperadas férias e se divertirá e descansará muito. Que bela refeição amiga, como eu gosto desse prato! Ficou, lindo, apelativo, suculento e muito saboroso certamente. Gostei por demais. Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Chega logo férias!!!hehe
    q prato lindo e colorido.adorei
    Beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Está quase!!! Depois é só aproveitar=)
    Este pratinho está bem ao meu gosto, adoro arroz de peixe=) beijinhos querida e obrigada pelas palavras no meu blog=)

    ResponderEliminar
  15. Belo aspecto e deve de estar 5 estrelas

    ResponderEliminar
  16. Que arroz divino, Alice!
    Pela sua alegria as férias jká devem estar batendo à porta..Aproveite-as bem.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  17. Adoro arroz de peixe e o teu deixou-me com água na boca...que maravilha.
    bjs

    ResponderEliminar
  18. Alice te ha quedado un arroz de lo mas rico, yo creo que ni en valencia lo hacen tan delicioso como te ha quedado a ti, me ha encantado. Mil besicos preciosa

    ResponderEliminar
  19. Está quase....Estás quase a poder relaxar e poder aproveitar melhor as horas do dia com o que te der mais gozo, sem pensar em trabalho.Aproveita bem!
    Este arrozinho está com um ar fantástico!
    Bjoka
    RIta

    ResponderEliminar
  20. Alice :)
    Já cá estou. Aproveita que as férias chamam por ti para comeres muita fruta e grelhados com salada. Aproveita as noites quentes para passear de mão dada e saborear a vida. As privações têm efeitos adversos e fazem mal a qualquer processo de emagrecimento, é por isso que as pessoas desistem ou depressa voltam à estaca zero. Força e já sabes que se precisares de mais motivação podes contar comigo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá Alice,

    adoro arroz de peixe. O teu ficou muito apetitoso.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  22. Olá Alice, que bom que já quase espreitas as férias;) é uma motivação acrescida para os dias que as antecedem( e que são "duros de roer" ).
    Aprecio bastante este arroz, mas ando tão, mas tão preguiçosa... é uma vergonha dizer isto, mas não me apetece estar na cozinha, fujo dela a sete pés, está calor, e quero é praia, banhos e coisas frescas!
    Um grande abraço minha querida.

    ResponderEliminar
  23. Que óptimo aspecto.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Rceeitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Olá Alice :))
    Querida miga, é tão bom ver-te entusiasmada!!
    Também eu ando assim, as minhas também estão quase aí.
    Descanso, boa comida, praia, mar, amigos e piqueniques, só penso nisso!
    E este teu arrozinho de peixe está lindo, perfeito mesmo. É uma comidinha que eu adoro, cá em casa é o meu pai que o faz tão bem. E sempre com coentros :))
    Amiga, até me cresceu água na boca!
    Se ainda tiveres tempo passa no meu blog, tenho uma surpresa.
    E que tenhas umas boas férias e façam boa viagem!
    Espero que se divirtam e depois quero saber tudo, enquanto partilhamos um gelado :)))
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  25. Olha que coisa mais apetitosa! Adoro este prato, também faço algumas vezes! Este tem um aspecto de fazer crescer água na boca :D
    beijinho

    ResponderEliminar
  26. Olá Alice, obrigada pelo comentário tão simpático no No Soup.
    Tinha que vir conhecer o teu blogue e, claro, fiquei logo rendida a este arroz bem malandrinho. Adoro! :)
    Bjs e bons cozinhados.

    ResponderEliminar
  27. Ai amiga!! Eu imagino esse nervoso miudinho, a sensação de euforia "Está quase..!" A vontade de apressar as horas, os minutos...querer que só passe bem devagar depois de lá estar...!! Fazer as malas, " e ainda cabe mais isto...!"LOL tudo o que tem a ver com férias É BOM! Por isso aproveita tude e tude e diverte-te MUITO!

    Este arroz de peixe ficou com um aspecto maravilhoso, bem malandrinho, com cores que me lembram comidinha bem caseira, bem apuradinha...imagino o cheirinho na tua cozinha maravilha...como sempre saio daqui com fome e vontade de me servir...Gostei muito da receita, é um arroz que gosto muito de fazer, mas que nunca sai igual, varia sempre um "cadito, conforme os ingredientes em casa! O red fish é o meu preferido para este arroz...coentros não podem MESMO faltar!! :)

    Um grande beijinho com um abraçongo e o desejo que tudo seja maravilhoso nestas tuas vacances, como tu bem mereces :))

    ResponderEliminar
  28. Este arroz está uma perdição... Adoro um arroz assim. Bjs

    ResponderEliminar
  29. Boa tarde, vim conhecer o seu espaço e econtro por cá muitas e deliciosas sugestões. :-)
    Virei mais vezes decerto !

    Arroz de peixe é um prato sempre benvindo e este ficou fantástico, adorei a mistura dos tons e posso imaginar-lhe o sabor fabuloso... é um prato que também faço muitas vezes ! :-)

    Beijos

    ResponderEliminar
  30. Ai como é bom este prato! Adoro o arroz malandrinho :D Estava delicioso, não tenho dúvidas!
    beijinho

    ResponderEliminar
  31. Obrigada pela receita. tnho uma cabeça de garoupa á meses na arca e esta sem saber o que lhe fazer. Está neste momento na panela de pressão.

    ResponderEliminar
  32. Obrigada pela receita. tnho uma cabeça de garoupa á meses na arca e esta sem saber o que lhe fazer. Está neste momento na panela de pressão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela simpatia! Fico muito feliz por saber, depois diga como correu:)
      Um grande beijinho e boas festas!

      Eliminar
  33. E numa pesquisa por arroz de peixe, eis que encontro esta maravilha!!! E já estou a experimentar! Parabéns pelo site. Pelo que consegui ver até agora, há muita coisa para experimentar :)

    ResponderEliminar
  34. E eis que numa pesquisa por arroz de peixe, encontro esta maravilha! E estou já na cozinha! Parabéns pelo blog. Por aquilo que consegui ver, há muito para experimentar:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Esta receita é espetacular!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...