sábado, 28 de julho de 2012

Batatas Assadas à Camponesa

Às vezes dou por mim a imaginar-me num retiro pelo campo.
Na minha mente pairam cenários idílicos, quase saídos dos quadros de Renoir, Pissarro, Manet e Monet...
Árvores muito verdes de copas luxuriantes e fartas, prados relvados pintalgados por flores de todas as cores...
E eu por lá a saltitar alegremente, uma cesta num braço, um guarda-sol no outro.
Quase que sinto o ar campestre a fustigar-me o rosto, puro e perfumado, malhado por um sol alegre e morno.
Sim, às vezes viajo para outras paragens e por instantes sinto-me em paz, leve e feliz.

Hoje trago um simples acompanhamento ao qual decidi dar honras de destaque.
Um assado de produtos da terra, delicioso e perfumado, que veio abrilhantar uma refeição.
Ingredientes (sem quantidades, é conforme o gosto e a necessidade):
batatinhas para assar
chalotas
cenouras baby
azeite
sal e pimenta preta acabada de moer
colorau
vinagre balsâmico
hastes de tomilho fresco

Ligue o forno a 200ºC.
Numa assadeira coloque as batatas lavadas com a pele, as chalotas inteiras descascadas, as cenouras baby inteiras descascadas e tempere tudo com sal, pimenta preta acabada de moer e um pouco de colorau.
Disponha as hastes de tomilho, desfazendo algumas para espalhar as folhas, e regue tudo com um pouco de azeite e uns "borrifos" de vinagre balsâmico.
Leve ao forno até as batatas estarem assadas e sirva como acompanhamento.

Eu servi com estas costeletas de borrego:)

Bom Apetite!:)

27 comentários:

  1. Olá Alice;)
    É muito bom higienizar os pensamentos, nada melhor que voar com eles para sitios que nos devolvem a tal paz e bem estar de que falas;)
    A tua sugestão é óptima, gosto muito de aromatizar os legumes e levá-los ao forno, ficam tão bons!
    Beijinhos grandes, bom fim de semana.

    P.S. Quando voltares a fazer, experimenta assar em simultâneo, outro tabuleiro de legumes a gosto, para fazeres o creminho dos legumes assados, vais gostar;)

    ResponderEliminar
  2. bem, eu moro quase no campo...quer dizer, mais ou menos...moro no campo mas perto de cidades e da praia! vendo bem até tenho sorte hehe
    eu que não sou nada "batateira" adorei estas batatas assadas! ficaram mesmo apetitosas! um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Adoro batatas assadas.Ficam muito saborosa e com textura bem diferente de cozida.Gostei da sua receita.Bjos e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  4. Gostei dessas batatas, pena que os homens cá de casa não gostam de batata com casca.
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  5. Oi Alice, somos vizinhas sabes??? passei os meus tempos aureos de adolescencia e juventide nessa bela cidade, aí estudei, aí me formei em Biologia, e ainda hoje a empresa para onde trabalho é aí de Coimbra, escusado será dizer que vou aí muito eheheheheheh!!!!!

    Moro a 70 km daí, pertinho da serra da Estrela!!!

    Adorei essas batatinhas, que delicia, ca em casa tb faço muitas vezes assim com a pele, mas eu asso em forno de lenha!!! Bela dica!!

    Se quiseres passar pelo meu cantinho, fica á vontade, minhas portas estao abertas 24h por dia, 7 dias por semana!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Geralmente não ligo muito a acompanhamentos nas comidas, mas se há algo que me tira do sério são batatas assadas!! É tão bom!! E as suas ficaram com um aspecto divinal!! Adoro! :)

    ResponderEliminar
  7. Olá querida Alice :)
    É tão bom seguir estes pensamentos tão bonitos, que nos levam a sítios de sonho e quadros famosos :) É bom viajar em pensamentos. E se for por um passeio no campo tanto melhor.
    Eu sou uma sortuda, tenho campo, tenho cidade, tenho praia e mar. Às vezes penso que ainda poderia aproveitar melhor tudo isto mas nem sempre tenho tempo. Mas fiquei cheia de vontade de pegar na cesta e num chapéu e sair por aí fora e fazer um belo piquenique! (Temos de combinar um!)
    As tuas batatinhas e chalotas e cenourinhas estão deliciosas, também adoro assim no forno e aromatizado com o tomilho. Fica delicioso. Um belíssimo acompanhamento.
    Um beijinho e bom domingo!

    ResponderEliminar
  8. Gostei dessas imagens, são encantadoras e nos fazem viajar no tempo para lindos lugares repletos de campos floridos banhados ao sol, a primeira foto me fez lembrar de um filme épico maravilhoso que com certeza vc conhece, E o vento levou...hehe. Essas batatas estão irresistiveis com as cenouras hummmm. Lindo e delicioso assado amiga. Bjocas

    ResponderEliminar
  9. QUERIDA ALICE,
    FUI EU QUEM VIAJEI NO SEU POST, ME SENTI NAQUELE
    QUADRO, NA BEIRA DO LAGO MOLHANDO OS MEUS PÉS,
    OUVINDO OS CANTOS DOS PÁSSAROS E SENTIDO O PERFUME
    DA NATUREZA......QUE DELÍCIA!
    IMAGINO O SABOR E O AROMA DAS TUAS BATATINHAS, COM
    VINAGRE BALSÂMICO E TOMILHO, QUE MARAVILHA, O SABOR É BOM DEMAIS!

    BEIJINHOS E TENHA UM INÍCIO DE SEMANA ABENÇOADO!
    ANDRÉA ♥

    ResponderEliminar
  10. Confesso-me verdadeira fã deste género de receitas. Ainda hoje para acompanhar um frango assado no forno pus a assar uma mistura de batatas e cenouras apenas regadas com um fio de azeite e polvilhadas com tomilho seco! é do melhor. Numa próxima oportunidade acho que vou experimentar a sua receita. Parece divinal.

    ResponderEliminar
  11. Querida amiga, te han quedado unas patatas asadas estupendas y ricas, todo lo que haces te queda de maravilla. Un abrazo muy grande guapa

    ResponderEliminar
  12. Um acompanhamento simples mas delicioso, sem dúvida. E não era bom se pudessemos viver no campo? :)

    ResponderEliminar
  13. Olá amiga querida, não sei se reparas-te mas atrás de ti vou eu, a saltitar (palavra deliciosamente escolhida!) por entre os campos, a "mirar" um bom sítio, debaixo de uma árvore, para podermos fazer um piquenique eheh
    Eu tenho uma paixão muito especial pelo campo (pela praia também, mas o campo cativa-me de outra forma...)Motivos mais que suficientes para ter deixado a cidade e estar onde estou...esses pensamentos são deliciosos, e muito saudáveis...espero que de vez em quando os possas tornar mesmo reais!! ;)

    Este acompanhamento ficou perfeito, para aquelas costeletas bem deliciosas ou qualquer outro prato... escolheste bem como aromatizar a tua cozinha, eu imagino o cheirinho....
    Gostei muito do tempero, simples e cheio de sabor, mesmo como eu gosto!! O vinagre deu-lhe um toque único :)

    Beijinho grande querida, tem uma semana bem leve, calma e relaxante...como mereces :)
    Ah e o tal abraço tremeliquento ;) claro!!
    lol

    ResponderEliminar
  14. Alice,
    Gostei muito da tua narrativa. Também adoro campo, praia, cidade, aliás tudo o que significa "viver". Concordo, que por vezes temos que deixar fluir os pensamentos e ir até aonde a nossa imaginação deixar.
    Quanto às batatas estão de deixar água na boca e com um ar bem caseiro e a lembrar o que a terra nos dá e que por vezes nem valorizamos adequadamente.
    Boa semana e beijinho

    ResponderEliminar
  15. Que lindo post...adorei...concordo com vc!!
    As batatas estão deliciosas!!
    Beijinhos, boa semana!
    Ana Claudia

    ResponderEliminar
  16. Têm um óptimo aspecto sem duvida :)

    ResponderEliminar
  17. Hmmm que acompanhamento delicioso! Adoro as cenouras baby aí no meio, vou concerteza experimentar esta ideia!
    Beijinhos,
    Inês

    ResponderEliminar
  18. Olá Alice !
    Adorooooo estas batatinhas, há muito que não faço, fiquei com vontade de provar as tuas !
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Que batatinhas deliciosas :)... Espero que estejas bem minha querida!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. que belo acompanhamento
    (isto aqui entre nós...bem que me apetecia ir apanhar ar campestre... estou mesmo a necessitar
    Beijo
    PS que bom teres voltado em força

    ResponderEliminar
  21. Olá alice, essas batatinhas devem ser óptimas, beijinhos. (:

    ResponderEliminar
  22. MINHA AMIGA QUERIDA,
    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA JUNTO A SUA FAMÍLIA!
    BEIJINHOS,
    ANDRÉA ♥

    ResponderEliminar
  23. Olá Alice,
    Que imagem fantástica a que descreves. Quase que te vejo, não no País das Maravilhas, mas na Paisagem Maravilhosa :))))!! Lindo, lindo!!
    As tuas batatas estão divinais e adoro a tua sugestão!
    Beijinhos granes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  24. Excelente acompanhamento, gosto muito=)

    ResponderEliminar
  25. estas batatinhas estão com um aspeto maravilhoso!

    ResponderEliminar
  26. Olá Alice! Adorei o nome do seu blog, achei mega criativo! "Alice na Cozinha Maravilha!" Estou aqui a pouco tempo e já encontei 10000 coisas interessantes que preciso fazer! Adorei, parabéns!
    Beijos, Camila.

    http://www.pitacogastronomico.com/

    ResponderEliminar
  27. que aspecto maravilhos... as batatas e todo o blog.. parabéns
    bjs
    Mafalda

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...