quinta-feira, 3 de maio de 2012

Massada Camponesa

Que vontade...
De desatar a correr, correr sem parar...
De sentir o vento, a chuva a fustigar-me, a varrer-me e a lavar-me...
De vencer o cansaço e a fadiga e as pernas que mais não podem aguentar...
Porque enquanto eu estiver nessa corrida desenfreada, a mente não pensa, não recorda, não prevê. Apenas resiste e agarra-se a uma única determinação... a de continuar a correr.

 
Ingredientes (4 pessoas):
1 cebola
2 dentes de alho
1 ramo de coentros
1 courgette pequena
1/2 molho de espargos verdes
1 talo de aipo
1 tomate de cacho maduro
1 colher de sopa de polpa de tomate
2 linguiças
300g de cogumelos mistos
sal e pimenta preta acabada de moer q.b.azeite q.b.
1 malagueta seca (opcional)
1 copo de vinho branco
1 colher de sopa de colorau
1/2 couve coração
massas tricolores q.b. (usei farfalle e fusilli)
água a ferver q.b.

Descasque e pique a cebola e o alho e leve-os a refogar num tacho largo com um pouco de azeite. Quando a cebola começar a ficar translúcida, junte o talo de aipo picado, as linguiças cortadas em rodelas, os talos dos coentros picados e o tomate cortado em gomos. Acrescente em seguida a polpa de tomate e envolva. Corte a courgette em rodelas e quartos, com a casca e junte-a ao preparado, juntamente com os espargos arranjados (cortam-se cerca de 3cm dos pés, que se deitam fora ou podem ser aproveitados para caldos) e cortados em pedaços.
Acrescente os cogumelos e tempere com sal, pimenta preta acabada de moer, o colorau e a malagueta picada. Regue com o vinho branco e deixe cozinhar cerca de 5 minutos.
Arranje as folhas da couve em pedaços e junte-as ao tacho, deixando suar 2 ou 3 minutos. Cubra com água a ferver e assim que voltar a levantar fervura incorpore as massas. Deixe cozer consoante o tempo indicado na embalagem (das massas). Se necessário retifique temperos.
Sirva de imediato polvilhado com as folhas dos coentros picadas.

Bom Apetite!

32 comentários:

  1. Pois, eu se corresse muito tinha logo fome para comer uma pratada desta massada tão apetitosa!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu adorei essa tua massada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uma refeição de massa é sempre bem fácil de fazer e com excelentes resultados.

    ResponderEliminar
  4. Essa massinha já ia desenfreadamente para a minha barriga. E ainda por cima com linguiça misturada nos legumes! Comida reconfortante :)

    ResponderEliminar
  5. Que massa maravilhosa, deve ter ficado bem saudável :))
    Beijinho querida, fica bem!

    ResponderEliminar
  6. Que massa linda e deve ter ficado deliciosa beijos

    ResponderEliminar
  7. pois é essa massa esta um luxo como aqui em casa gostamos mt boa mesmo com esses ingre so pode bjs

    ResponderEliminar
  8. Querida Alice :)
    Antes de mais obrigada por todo o teu carinho e simpáticos comentários, ajudam-me a sorrir amiga.
    Espero que estejas bem.
    Adorei esta tua massada! Eu sou fã de massadas, cheias de cor e sabor, assim como a tua. Ricas em vegetais e com os coentros a animar a festa. Ninguém diz que não a um prato de conforto e aconchego :)
    Um beijinho querida vizinha.

    ResponderEliminar
  9. Olá Alice, um prato cheio de legumes com massa, para mim, é o prato perfeito, e não te esqueceste dos coentros, que eu tanto gosto;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Que massa rica e linda, de um colorido que já me conquistou pelos olhos, imagino a delicia que ficou, pois tem todos os ingredientes que aprecio muito. Saudável e sem dúvida nenhuma deliciosa. Gostei muito Alice. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. A foto ficou linda, dá água na boca ... Massa é comigo mesmo rrsrsrsrs


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Muito boa massa e essas cores dão logo um ar delicioso!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  13. Alice esta massa està bem ao meu gosto adorei, fez-ma salivar!

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. QUERIDA ALICE,
    UMA MASSINHA BEM FEITA E SAUDÁVEL É SEMPRE BEM VINDA, CONFORTA O CORPO E ALMA.
    A SUA RECEITA FICOU MUITO APETITOSA!

    FICA COM DEUS!
    BJS ♥

    ResponderEliminar
  15. Lindo amiga e deve saber ainda melhor. Beijos

    ResponderEliminar
  16. QUE BELO PRATO DE MASSA, ABRE MESMO O APETITE.
    BJS

    ResponderEliminar
  17. Querida Alice que plato mas rico de pasta se le ve un colorido precioso, y con todos estos ingredientes tiene que estar delicioso. Un beso grande amiga
    cosicasdulces.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. adorei!
    um prato lindo. mto colorido e apetitoso
    cheio de ingredientes gostosos.
    Bjo
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Querida Alice,
    Ao resistires e continuares com essa vontade de "correr" de certeza que alcançarás o teu objectivo...não desanimes pois tenho a certeza que vencerás todo esse cansaço e encontrarás a paz e tranquilidade tão merecida e esperada, tudo vai melhorar!
    Sem dúvida que em dias assim uma comidinha reconfortante como esta massada ajuda a esquecer tudo e a sentir alegria e prazer em cada garfada! Também fiz uma massa à camponesa, mas a tua está muito mais colorida e bem recheada...esses coentros deram um toque bem especial, de certeza!! Gostei muito e um dia tenho de fazer. És uma cozinheira de mão cheia que nos encanta sempre com tanto sabor e entrega no que fazes...Ainda não é hora de almoço, mas fico a imaginar um pratinho desta massada na minha mesa daqui a nada eheh
    Beijinho grande amiga e muita força e coragem! Tem um óptimo fim de semana, com muitos sorrisos :)

    ResponderEliminar
  20. Adorei a sugestão amiga.
    Um dia destes vou experimentar.
    Este pratinho fica lindo.

    Beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  21. Alice que rico y saludable, la pasta me encanta. Besitos

    ResponderEliminar
  22. Oi Alice! Essa massa está com uma aparência deliciosa.

    Um abraço, Fabiana.
    www.sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  23. Hummmmmm que bom aspecto... está de babar amiga! :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Olá Alice, fiquei mto contente por visitares o meu blog. Obrigada pela tua simpática mensagem.
    Adorei esta massa, um destes dias vai ser o jantar cá de casa.
    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  25. Nada melhor do que uma bela massada cheia de cor e sabor para retemperar energias :) Entre a corrida desenfreada e a massada apetitosa, fico-me por esta ;)

    ResponderEliminar
  26. Se ve una pasta bien buena.
    Un saludito

    ResponderEliminar
  27. QUERIDA ALICE,
    TENHA UM FINAL DE SEMANA ABENÇOADO JUNTO
    A SUA FAMÍLIA!

    BEIJINHOS ♥

    ResponderEliminar
  28. Feliz dia da mãe !
    Um beijinho.
    http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. Adoro massa assim, com muitos vegetais, mas os esquisitos dos filhos não.
    Bjs

    ResponderEliminar
  30. Ías a correr para fazer essa massoca??!!!! Hehehe!
    Pois fizeste muito bem!!!!!!!Conseguiste surpreender-me! A mim, que costumo fazer este tipo de massa doida!!!
    Está de salivar!!!!!!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  31. Alice querida,
    Depois dessa louca e desenfreada corrida, aposto que este magnífico e delicioso prato de massa veio mesmo a calhar, não só para aconchegar o corpo como, e especialmente, a alma!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...