segunda-feira, 26 de março de 2012

Paella Valenciana!

O Entusiasmo!!!
Se há coisa que adoro fazer é escolher uma determinada receita para pôr em prática com calma!
Fazer uma lista com todos os ingredientes, rever os passos, prever o resultado... tudo com uma dose de entusiasmo que começa em banho-maria até atingir o ponto de ebulição!
A antecipação do derradeiro momento, o nervoso miudinho - Será que assim fica bom?
Imagino os passos, os componentes, revejo utensílios, antecipo o sabor...
Quando finalmente me lanço à cozinha, tudo me fascina, cada picar, cortar, fatiar, juntar, acrescentar, temperar, regar... O fervilhar e a libertação dos primeiros aromas!!
Musicalidade na sua mais genuína forma...
E chegada a hora da verdade, os olhos cravados no provador, à espera de um sinal, de um som, do veredicto final... - Está bom??
Ai, o entusiamo!!!!
Que me levou a fazer uma paella para 6, quando somos só 2!!!
:)
Ingredientes (4 a 6 pessoas!):
1 frango arranjado em pedaços
1 chouriço de carne
lombo fumado q.b. (ou presunto)
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
1 pimento vermelho
2 ou 3 tomates bem maduros (dependendo do tamanho)
1 chávena de ervilhas congeladas
 vinho branco q.b.
sal e pimenta preta acabada de moer (q.b.)
1 colher de sopa de colorau
1 colher de chá de açafrão
1 medida de arroz agulha
1 malagueta vermelha seca (opcional)
250g de ameijoa
250g de mexilhão
6 camarões grandes (madagáscar)
1 limão

Comece por escaldar os camarões por 3 minutos em água temperada de sal, retire de imediato e reserve o caldo. 
Coloque as ameijoas de molho em água fria temperada de sal, para libertar as areias.
Limpe bem a casca dos mexilhões.

Pique a cebola, o alho e leve-os a refogar num pouco de azeite, juntamente com a folha de louro, num paelleiro ou num tacho largo.
Acrescente o chouriço às rodelas, o lombo em cubos (granditos) e deixe tomar gosto. Junte de seguida os tomates em pedaços e o pimento em tiras.
Disponha o frango sobre o preparado e tempere de sal, pimenta preta, o colorau, o açafrão e a malagueta. Aloure bem os pedaços do frango de ambos os lados, regue tudo com 1 copo de vinho e deixe estufar.
Quando o frango estiver quase cozinhado, acrescente as ervilhas, o arroz e envolva tudo muito bem para harmonizar todos os componentes. Incorpore os mariscos e junte então um pouco de caldo de cozer os camarões, previamente coado. Deixe começar a absorver até juntar mais um pouco, repetindo este processo até o arroz ficar cozido.
No final, regue tudo com sumo de meio limão e decore com a outra metade cortada em gomos.
Deixe assentar dois ou três minutos antes de servir.

Bom Apetite!!


35 comentários:

  1. Querida Alice era tão bom que eu estive perto de Coimbra quando fizeste esta paelha afinal se é para 2 e dava para 6 eu fazia um esforço para comer um bocadinho :) Esta com um aspecto delicioso.

    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindissíma e deve estar bem boa, diz uma apreciadora de paelha.

    Bjinho

    ResponderEliminar
  3. Ahahah... adorei o entusiasmo "Que me levou a fazer uma paelha para 6, quando somos só 2!!!" :D

    Imagino que o veredicto final aí em casa tenha sido muito bom!! Está com um excelente aspecto... daqueles que ía fazer render as bocas cá de casa :p

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha! Auto-transportei-me para uma bela esplanada algures pelas terras de nuestros hermanos, com vista para o mar, num lindo dia de sol e temperatura amenas. Na mesa, um jarro de sangria fresquinha acompanha a paella. E a companhia, essa é sempre excelente :)

    ResponderEliminar
  5. Querida Alice!
    O entusiasmo na cozinha é das coisas que mais me anima. Gosto de escolher a receita, rever, preparar os ingredientes e a receita com carinho, ir sentindo os aromas e a sucessão de acontecimentos. Tudo cria um estado de felicidade no meu coração. É bom sentirmo-nos assim! E é bom quando o resultado é aprovado por todos e suspiros são soltos a cada garfada.
    E mais que aprovada está esta bela paella amiga, para a próxima faço-me de convidada, já que dá para 6 :)
    Um beijinho. Boa semana.

    ResponderEliminar
  6. Adoro paella, e esta ficou perfeita amiga tal e qual como eu gosto, parabens!

    bjs

    ResponderEliminar
  7. É uma refeição bem colorida e apetitosa, adorei o aspecto!

    ResponderEliminar
  8. é um prato que eu adoro gosto muito o teu ficou5* adorei esta muito bem decor beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Essa maravilha só com antecipação mesmo e com muita calma...dos deuses!!beijkas

    ResponderEliminar
  10. Alice nem imaginas o que eu gosto deste prato! Quem mo dera ter para o jantar!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  11. Ficou muito apetitosa.
    O aspecto é muito apelativo.

    http://asvezescozinheira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Olá linda :)
    Conheço essa sensação, o entusiasmo! Geralmente anda sempre comigo quando vou preparar algo...mesmo quando é mesmo só para mim ihih
    Mas é uma sensação maravilhosa, sem dúvida, das melhores que há neste mundo culinário! A parte da preparação (corto tudo e ponho em tacinhas separadas, etc etc...) depois a confecção, os aromas, os temperos...e finalmente a expectativa, o saber "o que será que achou?" "será que gosta?" a expressão...tudo faz parte desse sentimento que tão bem descreveste!! :) QUando te leio, identifico-me muito nas tuas palavras :)
    A paella está fantástica, linda, a cor, a apresentação...tudo!! Muito bem apetrechada e com um aspecto delicioso...já vi que já houve mais ofertas (gulosas), mas ainda há um lugar para mim à mesa, não há :) ihihih
    Um grande beijinho amiga e um grande obrigada pela tua força, o "menos bom" está a passar, o tempo ajuda :)

    ResponderEliminar
  13. Quando a vi a tua sugestão, pensei, tchiiiii á tanto tempo que não faço e gosto tanto :))A tua terá ficado uma perdição pelo aspeto que me transmite, que delícia. Bela jantarada, cá por casa iriam com certeza apreciar e muito!!!

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  14. Que charme de paella Alice, gosto tanto, e há muito que não faço.
    Esse teu entusiasmo é-me muito familiar:)))
    Beijinhos e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  15. Alice que delícia,parabéns ficou linda eu nunca fiz paella já vou levar a receita beijos

    ResponderEliminar
  16. UMA PAELLA QUE FICOU UM VERDADEIRO LUXO.
    ESTA FANTÁSTICA...
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  17. QUERIDA ALICE,
    A TUA PAELLA FICOU PERFEITA, FEITA COM TANTO ENTUSIASMO E PITADAS DE AMOR E CARINHO SÓ PODERIA DAR ESTE RESULTADO FANTÁSTICO, UMA MARAVILHOSA E RICA RECEITA!
    HUMMMMMMM....QUE DELÍCIA!

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
    BJS D ♥

    ResponderEliminar
  18. Bem com tanta gente a fazer se convidada eu também vou.Para a próxima já tens desculpa e fazes uma mega paelha...
    As cores deste prato são lindas e radiam o calor e a paixão com que foi feito!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  19. Alice, eu adoro esse prato. E a tua pella ficou com uma cor fantástica e tão "arrumadinha"!
    Eu infelizmente desde que tenho um fogão eléctrico nunca mais fiz, pois ainda não encontrei uma paelheira que dê no meu fogão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Que delícia de post, deixaste-me a rir =) esta "paelha pra seis quando somos só dois" está com um aspecto fantástico!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. A foto ficou incrível, adorei a receita e fico imaginando o sabor desta receita, adorei!!! Tenha uma ótima semana!!! Bjks

    ResponderEliminar
  22. Uma delícia é o que deve ser este prato! amo camarões ainda por cima:) maravilha! beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Ficou cá com um aspecto...

    Bjs

    Boa semana

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  24. HUmmmm...se eu pudesse compartilhar,não ficaria nem um pouco triste em ajudar,pois esse é um prato que eu adoro,posso até dizer que um de meus favoritos...adorei!!!

    Beijinhos e uma boa semana pra vc...

    Sharon
    http://viramexeefaz.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  25. gosto muito de cozinhar de improviso, pensar na hora o que vou fazer, mas também gosto de planear tudo muito bem :)às vezes ando semanas e semanas com um prato na cabeça e quando o ponho em prática é mesmo um entusiasmo :)
    eu adoro paella, tanto que ainda não tive coragem de fazer.
    talvez seja desta :) um beijo

    ResponderEliminar
  26. Como entendo perfeitamente todos os momentos descritos, pois assim me sinto quando vou experimentar receitas novas. Eu, que adoro experimentar receitas, sofro de todos esses estados emocionais que descreves e a ânsia pelos comentários que, apenas demoram alguns minutos a chegar mas que, para mim, é como se demorassem uma eternidade... é uma verdadeira tortura :)))!!
    Esta paella ficou um espectáculo de linda e imagino a delícia que ficou!
    Só mesmo o prazer de estar na cozinha, nos leva a cozinhar pratos que dão para 6, apenas para dois...
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  27. Puxa, Alice, parece comigo descrevendo o prazer que antecede experimentar uma nova receita.É isso mesmo: uma sinfonia pra nossa alma.
    Já li uma vez que o importante não é a chegada, é a travesssia. É como a comida, não é importante só comer, mas fazer.
    Essa paella está fantástica!
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    ResponderEliminar
  28. Ai ai.... Tão bom e eu que adoro tudo o que é marisco, já estou com água na boca :)
    Obrigado pelas melhoras, isto é o que dá lá na loja estar rodeada de gente ranhosa, fiquei tb lool.
    Beijos

    ResponderEliminar
  29. Adoro.. adoro :)
    Ficou mesmo fantástica essa Paella Valenciana :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  30. Te ha quedado una paella digna de la mejor valenciana, te ha quedado perfecta. Un beso muy grande amiga
    cosicasdulces.blogspot.com

    ResponderEliminar
  31. Adoro paella e ando há imenso tempo para fazer, mas ainda não me atrevi. Acho que vai ser esta a receita :)

    ResponderEliminar
  32. Olá Alice:)

    Tenho sempre esse entusiasmo quando vou fazer algo que aprecie muito; seja comida, bricolage ou artes manuais. Pareço uma criança:)

    Gostei tanto de ler o teu post que até fiquei entusiasmada a preparar paella (acreditas que nunca fiz nem comi!!!) e como adorei o aspecto da tua acho que fiquei completamente esclarecida:) Se fizeste assim tanta chamavas pela tropa da Formiguinha que certamente ninguém diria que não:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. A tua paella ficou estrondosa!
    Não te preocupes, a primeira vez que fiz, também era suposto ser para 2 e não para o prédio inteiro!!!Hehehe!
    Bjoca

    ResponderEliminar
  34. É mto engraçado que ao ler o teu texto e depois os comentários, todas sofremos do mesmo mal, lol.. o entusiasmo, a abstracção do mundo enquanto estamos a cozinhar e depois o esperado momento do "hummm, k bom" :)...
    Adorei a tua paella, é prato que adoro e nunca fiz exactamente pk cá em casa seriamos só 2 a comer, a filhota é super esquisita :)
    beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...